segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Celebra-se a 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação, a data é conhecida actualmente em cerca de 150 países e foi comemorada pela primeira vez no ano de 1981. A data tem como finalidade alertar e consciencializar o público em geral e os governantes sobre as questões relacionadas a alimentação e nutrição.


Os 10 mais importantes Direitos à Alimentação de um cidadão:


(Associação Portuguesa de Dietistas - Dos 0 aos 99 anos)

1. Direito a pelo menos 3 refeições diárias.
2. Direito à alimentação a custo acessível e justo.
3. Direito a uma alimentação saudável.
4. Direito a uma alimentação variada.
5. Direito a comer em porções adequadas.
6. Direito ao prazer da alimentação.
7. Direito a uma alimentação de qualidade.
8. Direito à segurança alimentar.
9. Direito a informação sobre alimentação.
10.Direito ao aconselhamento nutricional por um dietista.

Os alunos da turma do 1.º I do Prof. Rui Xabregas associam-se a este evento, assinalando o dia com uma reflexão sobre o direito a uma alimentação saudável, através do incentivo ao consumo de produtos hortícolas, focalizando-o na importância da Sopa na alimentação diária.
                


MUSICAS "COME A SOPA...
A Sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação não só pela variedade dos nutrientes que nos fornece mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. Uma sopa é habitualmente um “prato” de digestão fácil, extremamente saciante devido à variedade de alimentos e tipo de nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura em que é consumida. Estes aspectos são também muito importantes na regulação do apetite, o que torna a sopa um prato de eleição na abertura das refeições.


O Dia Mundial da Alimentação está a ser comemorado na nossa Escola, hoje, 6ª Feira, dia 15 de Outubro de 2010. Durante o dia, os alunos realizaram várias actividades, tais como: exploração oral do Conto“O Patinho que não comia legumes.” através do Quadro Interactivo, ilustração da parte da história que mais gostaram (Clica aqui para imprimir), jogos com vários objectos pertencentes à Roda dos Alimentos para identificar os grupos a que pertencem (legumes, frutas e cereais) e exercícios/actividade física com todos os objectos apresentados.
Estas actividades lúdicas e desportivas inserem-se no Projecto "Escola Activa".
Foi muito fixe e gostámos muito...

O PATINHO QUE NÃO COMIA LEGUMES...



Os nossos desenhos …


A RODA DOS ALIMENTOS
A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO

“Ser desportista é uma opção; Ser activo é uma necessidade!”

A actividade física regular é fundamental para a saúde e é um complemento essencial para uma alimentação equilibrada.
O melhor exercício é aquele cuja realização exige oxigénio e onde participam grandes massas musculares, de modo que os músculos utilizam principalmente as reservas de gordura.
O ideal é praticar exercício físico 30 a 40 minutos, diariamente ou 3 a 5 vezes por semana!

BENEFÍCIOS DA ACTIVIDADE FÍSICA REGULAR:


Elimina o excesso de gordura, Melhora a pressão arterial, Diminui o risco de enfarte, Previne doenças nas artérias coronárias e melhora o funcionamento do coração, Optimiza a acção da insulina, Previne e ajuda no tratamento da diabetes tipo II, Elimina emoções negativas como o aborrecimento e a frustração, já que gera endorfinas, as hormonas “da felicidade”, Aumenta a auto-estima e a auto-confiança, Diminui o stress, Favorece o sono, Melhora o rendimento escolar, Atrasa o envelhecimento,  Promove a digestão intestinal, Entre muitos outros...
Educação para a Saúde; Áreas de Intervenção e Alimentação (Documentos de leitura da D.G.C)

Sem comentários:

Enviar um comentário