domingo, 5 de junho de 2011

No dia 26 de Abril de 2011, as Princesas e os Cavaleiros ouviram uma história na Biblioteca Digital, O Tesouro, de Manuel António Pina. (Clica aqui para veres e ouvir). Ficámos a saber o que foi o 25 de Abril e o professor explicou-nos muitas "coisas" novas que não sabiamos. Depois de ouvirmos a história, fizémos um debate, e mais tarde ilustrámos a história. Clica nos vídeos para veres as nossas actividades.

VÍDEO 1

“O Tesouro” - (Audição da história)

VÍDEO 2

As nossas Actividades – “25 de Abril”




OS NOSSOS DESENHOS...


O QUE FOI O 25 DE ABRIL?


O nosso país vivia, antes do dia 25 de Abril de 1974 mergulhado na pobreza, na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e logo depois Marcelo Caetano. Foi a ditadura. Por isso não havia democracia: não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo. Era a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado).
Com o 25 de Abril, muito mudou em Portugal: acabou a ditadura e começou a democracia. Isto é, o povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, que se chamou a "Revolução dos Cravos". As pessoas saíram à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas porque nem uma bala tinha sido disparada. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!”.»
Foi assim que o dia 25 de Abril passou a ser celebrado como o «DIA DA LIBERDADE» e ainda hoje é Feriado Nacional.

LEMBRANDO A "REVOLUÇÃO DOS CRAVOS", EM PORTUGAL!...


Grândola Vila Morena é a canção composta e cantada por Zeca Afonso que foi escolhida pelo movimento das forças armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização para a revolução dos cravos. A canção refere-se à fraternidade entre as pessoas de Grândola, no Alentejo, e teria sido banida pelo regime Salazarista como uma música associada ao Comunismo. Às 00h20m do dia 25 de Abril de 1974, a canção era transmitida numa rádio nacional, como sinal para confirmar as operações da Revolução. Por esse motivo, a ela ficou associada, bem como ao início da Democracia em Portugal.
O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se “Dia da Liberdade” o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução). (www.pt.wikipedia.org)




NINHOS DE CHOCOLATE    PÁSCOA

Nas aulas de Actividades de Enriquecimento Curricular, a Professora Cláudia (Ingês) pôs "mãos à obra". Fez uma deliciosa receita de "Ninhos de Chocolate" para a época festiva, a Páscoa. Aprendemos como se fazem e os ingredientes necessários para a sua confecção.
Álbum de fotografias  (Faz o Download das fotografias)



Fizemos ninhos de chocolate para a Páscoa.
Ingredientes:
- tablete de chocolate
- ovos de chocolate mini
- cereais corn flakes
Como se fazem os Ninhos de Chocolate?
Derrete o chocolate e misture com os corn flakes. Quando os ingredientes estiverem bem misturados coloque uma olher cheia da mistura numa forma de papel pequena. Coloca um ou dois ovinhos de chocolate no meio e deixa secar durante algumas horas.