terça-feira, 2 de novembro de 2010

CONCURSO "A ABÓBORA MAIS ORIGINAL"

RESULTADO FINAL

Foi muito difícil escolher a Abóbora mais original. Estavam todas muito bonitas, originais e, sobretudo com muito gosto.Eram vinte e três (23) Abóboras, mas conseguimos premiar os três "modelos" mais originais.
Chegou a altura de divulgar os resultados... querem saber?

ACTIVIDADES COM OS ALUNOS DO ENSINO ESPECIAL

No âmbito da festa 'Halloween', os alunos de Educação Especial, da Professora Ana (Carla Flores, Micael e Cristiana Carvalho), realizaram a actividade de "Doce ou Travessura". Cada aluno pintou um saco de papel de cor-de-laranja, seguidamente decoraram com desenhos alusivos ao Halloween.
No dia 29 de Outubro, encheram-se os sacos com rebuçados e os alunos foram bater à porta de cada sala para distribuir a guloseima, a qual só seria justamente ganha se a turma respondesse correctamente a 5 perguntas sobre o Halloween:
uComo se chama a figura que se veste toda de branco?
vQual é o legume associado ao Halloween?
wQual é a personagem que voa numa vassoura?
xEm que dia se comemora o Halloween?
yQue personagem morde nos pescoços?
 A actividade foi realizada com muito entusiasmo e sucesso.


A Professora Olinda, do Apoio Educativo , todas as Quartas-feiras realiza actividades com o Eduardo.
Aqui ficam algumas fotos. 



HISTÓRIA RESUMIDA 
O dia das bruxas é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano. Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.

Símbolos do Halloween

Bruxas: são as principais simbologias desta festa. Conta as histórias que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo que normalmente eram realizadas em 30 de Abril e 31 de Outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo tomando várias formas e histórias diferentes.
Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da história de Jack, homem que gostava muito de beber que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.
Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que devidamente fantasiadas batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se compromete a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

CORES:                              
Laranja - Cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - Cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em
Geral. – Cor do Mestre.
Roxo - Cor da magia ritualística.


HALLOWEEN PELO MUNDO

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, e foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, dando origem a festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de Novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.
Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).
México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batism0 são relembradas.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de Novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.


No dia 29 de Outubro de 2010, a turma I festejou o Halloween na nossa escola. Fizemos várias actividades, desenhos, pinturas... e desfilámos para a fotografia... estávamos muito engraçados.
Pintámos uma Abóbora "gigante" que o nosso professor desenhou para nós. Ficou muito engraçada. Gostámos muito deste dia. Foi diferente dos outros!
Também fizemos um concurso da "Abóbora mais original".
Os nossos pais, avós,... ajudaram-nos a enfeitar a Abóbora. Ficaram muito engraçadas.
Colocámos as Abóboras dos alunos do Prof. Rui Xabregas, Pedro José e Joaquim Viegas à entrada da nossa escola (átrio) para que toda a comunidade escolar possa observar as lindas obras de arte.
A votação foi realizada pelos Professores,  Educadora, Animadoras e Funcionários da escola. Será divulgada na Terça ou Quarta-feira.
Fiquem atentos!
Em meu nome, agradeço a disponibilidade e a participação de todos os pais nesta pequena aventura, que tenho que enaltecer, pelo empenho prestado.
Muito obrigada a todos!

A NOSSA FANTASIA DO HALLOWEEN...ESTAMOS BONITOS UAUU!

CONCURSO - " A Abóbora mais original"

AS NOSSAS OBRAS DE ARTE...Ficaram muito bonitas e originais.


PINTURA DA ABÓBORA GIGANTE - Somos uns grandes pintores!


A NOSSA ABÓBORA FICOU ASSIM...!