segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"ESCOLA ACTIVA E A MATEMÁTICA"

O “Jogo da Cadeira”

No âmbito da Escola Activa, os alunos aprenderam a Matemática (Subtracção) de uma maneira diferente e lúdica através do exercício físico, dançaram e brincaram com os números até ao número 18.
Como jogámos?
Arrumámos a nossa sala e formámos um círculo com 18 cadeiras. O Professor colocou uma música divertida para dançarmos à volta das cadeiras, e ao mesmo tempo, fazíamos movimentos com os braços, as pernas, etc. Quando o som da música baixava, tínhamos que sentar nas cadeiras, e não podíamos tocar uns nos outros. Quem ficasse de pé, saía do jogo e ajudava o professor a subtrair 1 cadeira. Quem saísse, tinha que contar em voz alta o número de cadeiras existentes, e os restantes deveriam repetir as suas ordens.
Ganhava quem conseguisse ficar sentado na última cadeira.

(Fotos e Video a publicar brevemente)



CABIDES NOVOS NA NOSSA SALA...


No dia 11 de Janeiro de 2011 a nossa sala ficou mais bonita… Como?
Foi simples, o senhor Victor, pai do aluno Wilson da nossa sala em colaboração com o Professor Rui Xabregas, resolveram presentear os alunos com cabides novos. Agora os nossos casacos e lancheiras estão mais arrumadinhos. Ficámos muito contentes…


Agora, já temos os nossos casacos bem arrumadinhos.
Obrigado.


CALENDARIZAÇÃO DAS REUNIÕES INDIVIDUAIS COM OS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 

COMEMORAÇÃO DO DIA DE REIS
6 DE JANEIRO DE 2011

No dia 6 de Janeiro, os alunos e professores da Escola E.B.1/J.I. de Vale Judeu comemoraram o Dia de Reis, cantando as Janeiras na sua comunidade envolvente, Vale Judeu. Fizémos exercício físico, já que a actividade também esteve associada ao Projecto "Escola Activa" e preservámos, acima de tudo, as nossas tradições culturais e musicais. Foi muito bom! Gostámos muito, divertimo-nos e, para o próximo ano lectivo há mais...!
Clica no video para ver e ouvir "Cantar as Janeiras".

REGRESSO À ESCOLA

Olá Amiguinhos!
Estamos de volta para mais uma etapa ao "Mundo da Aprendizagem", a nossa Escola. Estávamos ansiosos de ver os nossos amigos, professor, da nossa sala de aula e de começar a aprender mais coisas novas.
Neste primeiro dia conversámos sobre as Férias do Natal e do Ano Novo. Fizémos várias actividades, mas gostámos muito de ilustrar "Como foi o nosso Natal?". Ficaram muito bonitos os nossos desenhos... Vamos espreitar...