terça-feira, 19 de outubro de 2010

VISITA DE ESTUDO - PALÁCIO FONTE DA PIPA -LOULÉ

José de Guimarães “O coleccionador de mundos”
Pintor e Escultor
           
Exposição “Negreiros e Guaranis”

No dia 4 de Outubro de 2010, fomos visitar uma exposição no Palácio Fonte da Pipa em Loulé, (“Negreiros e Guaranis”) de um dos mais relevantes artistas portugueses, com uma obra notável que usa vários suportes desde a pintura, à escultura, passando pela arte pública - José de Guimarães. Nesta exposição, foram apresentadas obras da sua autoria, com peças da sua colecção de arte primitiva africana. Visando essencialmente para uma compreensão profunda da natureza nómada, porosa e mestiça do pensamento absolutamente contemporâneo proposto pela obra de José de Guimarães.É uma exposição onde se pode sentir a ligação e fluxo entre culturas tão diferentes como a arte primitiva, africana e sul-americana, em sintonia com os espaços únicos que acolhem a exposição.Desta forma, estamos muito agradecidos ao Nuno Faria, programador de Arte do “Allgarve 10” em parceria com a Câmara Municipal de Loulé´e à sua esposa Tânia Faria que nos guiaram ao “Mundo” da Arte. São pais e encarregados de educação de dois alunos da Escola E.B.1/J.I. de Vale Judeu, e fizeram um excelente trabalho, partilhando os seus conhecimentos e transmitindo aos alunos informações importantes de acordo com a faixa etária de cada grupo. Foi muito fixe. Durante o período da manhã foram os nossos “guias”, onde explicaram e acompanharam-nos ao longo de toda a visita.
O Nuno Faria, curador da exposição, refere que “a obra de José de Guimarães é inspirada na arte primitiva, não só africana como sul-americana, cuja natureza transcultural estabelece uma forte ligação com o território algarvio”.
Foi uma manhã muito enriquecedora, não só para os alunos, mas também para os professores. Parabéns.


A NOSSA RECORDAÇÃO...



                FOTOS DA VISITA DE ESTUDO
                     PALÁCIO FONTE DA PIPA

INFORMAÇÃO
O video é um pouco "pesado". O download (copiar para o teu computador), depende da velocidade de acesso à Internet que tens em casa. Exemplo: 50 Megas copia em 3 minutos. Não desistas... está muito fixe!

VIDEO DA VISITA DE ESTUDO - Palácio Fonte da Pipa
 Clica aqui para veres e guardares no teu computador

Desenhos dos alunos (A publicar brevemente... o tempo voa e a noite já vai longa...!)