domingo, 12 de junho de 2011


No dia 30 de Maio de 2011 pelas 14 horas, realizou-se a Inauguração do novo espaço escolar: A Biblioteca Escolar da Escola E.B.1/J.I. de Vale Judeu. Este projecto surgiu há dois anos, uma vez que a nossa escola tinha um espaço (cave) bastante agradável que não estava a ser aproveitado. Inicialmente, com a ajuda de todos, a Comunidade Escolar da Escola conseguiu remodelar o espaço, pintando as paredes com desenhos feitos pelos Encarregados de Educação, criando as condições necessárias para haver mais um espaço acolhedor. Passou a funcionar o A.T.L. onde os alunos puderam usufruir com actividades diversas como, hora do conto, Expressão Plástica, Educação Física, festas, e outras actividades.
Porém, foi sempre a preocupação dos docentes da escola criar um espaço próprio “Biblioteca Escolar/Informática” que permitisse aos alunos desenvolver hábitos de leitura, fazer trabalhos, pesquisar… e com a ajuda da Associação de Pais da nossa escola conseguinos que os nossos alunos tivessem um espaço, diversificado que estimulasse a criatividade e a imaginação dos nossos petizes.
Para que este projecto fosse uma mais valia para as nossas crianças foi feita uma pequena inauguração que marcou o início do desenvolvimento da “Biblioteca Escolar” da nossa Escola. Teve a colaboração especial da comunidade escolar e outras entidades como se pode ver na fotografia.
Não parámos de sonhar e falámos com o Director do Agrupameto Prof. Manuel Nora e a Professora Bibliotecária Helena Correia, em funções na altura, para tentar incluir este espaço na Rede de Bibliotecas Escolares. Com muito trabalho, perseverança, cooperação e colaboração entre todos, finalmente conseguimos criar o espaço tão desejado. Não esquecendo a Arquitecta Melina, Encarregada de Educação de uma aluna da escola, que desenhou o esboço para a nova Biblioteca Escolar. Assim foi, e chegou o dia tão esperado… 30 de Maio de 2011.
Neste dia, foi inaugurada a 2ª Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Boliqueime, a qual foi financiada pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Câmara Municipal de Loulé. A sua instalação esteve a cargo do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), da Biblioteca Municipal de Loulé. Este evento contou com a presença de convidados especiais, Director do Agrupamento de Escolas de Boliqueime Dr. Manuel Nora, Director Regional Dr. Luís da Silva Correia, Vereadora do Pelouro da Educação da C.M. Loulé Dra.Ana Maria Ferreira, Dra. Teresa Calçada, Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Presidente da Associação de Pais de Escola de Vale Judeu D.ª Elsa Calado e o Representante da Junta de Freguesia de São Sebastião. Neste dia, todos estavam muito felizes e realizados… sobretudo, para os alunos da E.B.1/J.I. de Vale Judeu que há tanto tempo sonhavam por este momento tão especial, a nossa Biblioteca Escolar.
A dedicação e força de vontade de cada um, o elevado empenho e profissionalismo colocado na execução de todas as tarefas permitiu construir esta extraordinária Biblioteca Escolar que muitos alunos irão beneficiar. Obrigado a todos que colaboraram.
Bem hajam.
VÍDEOS DA INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA E.B.1/J.I. DE VALE JUDEU
(Os Vídeos foram divididos em 5 partes)

 VÍDEO COMPLETO (Clica aqui)       
PARTES
COMUNICAÇÕES
VÍDEO/FOTOS
VÍDEO YOUTUBE
1.ª Parte
Director do Agrupamento de Escolas de Boliqueime
Dr. Manuel Nora
2.ª Parte
Vereadora do Pelouro da Educação da C.M. Loulé
Ana Ferreira


3.ª Parte
Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
Dr.ª Teresa Calçada
4.ª Parte
Director Regional da Educação do Algarve
Dr. Luís da Silva Correia
5.ª Parte
Canção “O Brilho da Amizade” cantada pelos alunos da Escola/Prof.ª Ana Maria e à viola Prof. Pedro José.

O DIA TÃO ESPERADO...
O QUE É A KIDZANIA?
A KidZania é um parque temático dirigido a famílias, com crianças dos 3 aos 15 anos. Nesta cidade construída à sua escala as crianças podem “brincar aos adultos” num ambiente altamente realista.
Podem escolher entre mais de 60 profissões diferentes, em réplicas dos estabelecimentos mais representativos de uma cidade real: aeroporto, fábricas, teatro, lojas, circuito automóvel, esquadra de polícia, bombeiros, imprensa, estúdio de TV, estádio e muitos outros. As actividades são desenhadas para serem simultaneamente divertidas e pedagógicas, com base no conceito de edutainment (educação + entretenimento). Os conteúdos acompanham os programas escolares e procuram ensinar às crianças valores e regras de cidadania, ajudando-as a viver de forma saudável em sociedade.
Para mais informações Clica aqui

PARA OS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Informa-se os Pais e Encarregados de Educação dos alunos da Escola EB1/JI de Vale Judeu, que os alunos irão realizar uma Visita de Estudo a Lisboa, nomeadamente à KidZania no dia 13 de Junho de 2011 (segunda-feira).
O Programa será o seguinte:(Clica aqui-Download do Programa)
- 6h00 – Partida da Escola E.B.1/J.I. de Vale Judeu.
- Das 10h00 às 18h00 – Permanência na KidZania (onde entrarão no mundo do faz de conta e poderão experimentar variadíssimas profissões. Ganhando “dinheiro” (Kids) e gerindo-o da melhor forma possível). Para mais informações poderão consultar o seguinte endereço: www.kidzania.pt
- 18h30 – Regresso (Chegada prevista entre as 22h00 e as 23h00).
A viagem realizar-se-á de autocarro, cujo custo será assegurado, integralmente pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vale Judeu, incluindo também os custos da visita à KidZania, nomeadamente, pagamento dos ingressos e refeições.
Os alunos deverão levar lanche da manhã,  lanche da tarde, reforço alimentar para o final da tarde, roupa e calçado confortáveis e boné (Escola). Poderão levar algum dinheiro para o caso de quererem comprar algo.
Mais se informa que não é permitida a entrada de comida ou bebida na KidZania.
Agradecemos a vossa atenção e compreensão.
Com os melhores cumprimentos.
Vale Judeu, 6 de Junho de 2011
         Os Professores da Escola EB1/JI de Vale Judeu.