terça-feira, 16 de novembro de 2010

O MAGUSTO NA NOSSA ESCOLA

No dia 11 de Novembro, todos os anos, celebra-se em Portugal o dia de São Martinho. Neste dia, em alguns pontos do país, é habitual comer boas castanhas assadas, beber bom vinho novo e água-pé, comemorando assim a chegada do Outono.
Diz a tradição que, para haver São Martinho é preciso lume, castanhas e vinho, daí o costume dos magustos – grandes fogueiras ao ar livre – onde familiares e amigos se reúnem para, alegremente, festejarem este dia. Este costume fez das castanhas um dos frutos secos mais procurados no Outono, havendo actualmente muitas receitas que incluem este ingrediente. As castanhas são, por isso, consideradas “guloseimas” de época, que, a título de curiosidade, em tempos passados, constituíram um substancioso suplemento alimentar, substituindo, por vezes, o pão quando este escasseava, devido aos rigores do Inverno. Quer sejam assadas, cozidas ou mesmo transformadas em farinha, as castanhas converteram-se num alimento muito popular.


No dia 15 de Novembro fizemos um Magusto na nossa Escola.

Como manda a tradição, na nossa escola nunca deixamos de passar estes dias especiais sem que haja festa e convívio com toda a comunidade escolar. Isto é, festejámos o dia de São Martinho com os outros colegas da escola e crianças do Jardim de Infância.
O senhor Dantas, pelo quarto ano consecutivo, tem sido o “Mestre” das castanhas assadas, quentinhas e boas. Comemos muitas castanhas, brincámos e divertimo-nos muito, num dia em que o sol espreitou. Gostámos muito deste dia.
Mas não foi só isto…!
Vimos um Powerpoint do São Martinho e relembrámos a Lenda do São Martinho que a Professora Celeste contou-nos na semana passada:
O São Martinho, que era um soldado romano, ajudou um mendigo num dia de tempestade;
Deu-lhe metade da sua capa para o mendigo não ter frio;
Então, nesse dia, deu-se um milagre e a tempestade passou e apareceu um belo Sol;
Daí que se costume dizer que é o Verão de São Martinho.
Fizémos os nossos desenhos para o Professor construir um Powerpoint, com os principais momentos da Lenda do São Martinho.



Os nossos desenhos ficaram muito bonitos…!





VIDEO PARA VERES A NOSSA RECORDAÇÃO DA COMEMORAÇÃO DO DIA DE SÃO MARTINHO
Festa das Tasquinhas
A Associação de Pais em colaboração com os professores esta a organizar a FESTA DAS TASQUINHAS.
O evento realizar-se-à no Domingo dia 21 de Novembro 2010. Começará de manhã com um Passeio de BTT pelas redondezas, acabando num Mega Almoço com vários pratos tradicionais.
Os pratos serão realizados por grupos formados por pais ou  voluntários amigos da nossa escola, que possam confeccionar na sua propria casa um “panelão" de um manjar tipicamente português e que possa ser facilmente transportado e servido na Escola, como por exemplo, feijoada ou caldeirada..,
Já temos um grupo que vai fazer milho, e outro para fazer jantarinho de grão, grão com galinha, ervilhas com ovos, carne d álguidar, caldo verde, bolos tradicionais, assim como café de borras e bolos secos.
Insuflavél para as crianças, gincanas, tiro à lata com bolas de meia, etc…
Os pratinhos serão bem baratinhos 1,50€.
Será entregue um prémio à tasquinha que vender mais refeições e que estiver mais bonita.
Venham, e divirtam-se.
(Texto de Elsa Calado) 
          PASSEIO DE BTT
        (para toda a família)

        
(Ver e imprimir - clica aqui)