sábado, 4 de junho de 2011

TAREFAS MATEMÁTICAS  Utilização da Mira

Quando tinha 7 anos….

Estava a tentar lembrar-me de coisas que fazia quando tinha 7 anos, dentro de casa, na escola, na rua… e veio-me à memória um tipo de desafio que a minha mãe me propunha em dias em que estava a chover, completar desenhos em papel quadriculado tendo em atenção a sua Simetria(Clica aqui). A minha mãe fazia uma parte do desenho com uma esferográfica em papel quadriculado e eu desenhava o respectivo "reflexo" a lápis, para o caso de me enganar.
Pelo que me lembro, passei tardes a fazer desenhos destes e ía pedindo desenhos cada vez mais complicados... E, olhando para trás, acho que isso - e outras coisas que colocarei na categoria "matemática" - deve ter dado os seus frutos (a capacidade de abstração também se treina - não é só o gosto pela leitura - e, na minha modesta opinião, ginasticar a dos miúdos é muito mais importante do que ajudá-los a decorar a tabuada).
Escrito por: Prof. Rui Xabregas
Na aula de Matemática, aprendemos a trabalhar com a Mira. Gostámos muito de participar nesta actividade, pois aprendemos "coisas" novas. Aqui fica o nosso registo...!

Sem comentários:

Enviar um comentário